Mensagem do Presidente do Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração

Carlos da Camara Pestana, Presidente do Conselho de Administração

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração

“A Itaúsa vive de desafios. O nosso foco é agir com determinação no presente e, ao mesmo tempo, criar as bases para o futuro. Essa foi a nossa atitude nos últimos 45 anos e assim será também nos próximos.”

Estamos prontos para o futuro.

No ano de 2011 nós, da Itaúsa, dedicamos tempo, energia e disposição para aprimorar o nosso modelo de Governança Corporativa, com o objetivo de nos prepararmos para as próximas décadas.

A Itaúsa é uma holging pura, com características muito particulares, formada por um grupo de empresas sólidas: Itaú Unibanco, Duratex, Elekeiroz e Itautec, as quais têm participações expressivas nos segmentos em que atuam. A Itaúsa tem como pilares a ética, a transparência, a geração de valor para a sociedade e a criação de valor para os acionistas.

As decisões na Itaúsa são tomadas conjuntamente, respeitando a filosofia operacional, as diretrizes básicas, a visão de sustentabilidade e os diversos instrumentos de apoio à gestão, desenvolvidos ao longo do tempo. Exemplos são o Acordo de Acionistas, o Código de Ética, o Regimento Interno e tantas outras ferramentas que nos permitiram construir um dos conglomerados empresariais mais importantes deste País.

Nossos compromissos são públicos, nosso diálogo com a sociedade é permanente, nosso relacionamento com investidores é franco, nossos acordos com os controladores são transparentes e nossas regras são claras. Sempre nos inspiramos nessa visão. Nossas empresas estão presentes em diversos países e ganham, a cada dia, mais importância no cenário global. Com a mesma importância fazemos questão de investir continuamente no mercado local, gerar empregos, distribuir riqueza, apoiar a educação e as expressões artísticas, ajudando a sociedade a ser cada vez melhor.

A Itaúsa vive de desafios. O nosso foco é agir com determinação no presente e, ao mesmo tempo, criar as bases para o futuro. Essa foi a nossa atitude nos últimos 45 anos e assim será também nos próximos.

Este relatório é uma demonstração concreta dessa decisão. Estamos inaugurando uma modalidade de relato incomum de holding pura, cujas atividades são realizadas pelas suas controladas. Para tanto, dentre outras iniciativas, fizemos um Diálogo com Especialistas, que nos auxiliou na construção da nossa Matriz de Materialidade. Muito do conteúdo expresso nas páginas a seguir resultou da manifestação livre desses especialistas, e isso foi um aprendizado muito bom para todos nós e que irá se aprimorar nos anos que virão.

Entre avanços, reflexões, novos desafios, fizemos de 2011 um ano extremamente positivo. Os dados que sustentam essa afirmação encontram-se neste documento. Estamos prontos para evoluir nessa trajetória, porque o futuro é hoje, amanhã e sempre.

Muito obrigado.

Carlos da Camara Pestana
Presidente do Conselho de Administração

>> voltar ao topo