Pular para conteúdo
Buscar

Itaúsa informa a reorganização societária envolvendo o investimento do Itaú Unibanco na XP

  • Após a conclusão da transação, XP será a 2ª maior investida do portfólio da holding

A Itaúsa, holding de investimentos, informa que o Itaú Unibanco vem conduzindo a reorganização societária envolvendo seu investimento na XP Inc. Além disso, a Itaúsa assinou acordo contendo os principais termos e condições que entrarão em vigor após a incorporação da parcela cindida do Itaú Unibanco contendo o investimento na XP Inc. pela própria XP Inc.

A XPart é o nome da companhia resultante da cisão da fatia de 40,52% que o Itaú detinha na XP Inc., além de R$ 10 milhões em caixa. Essa cisão ainda depende da aprovação do Federal Reserve Board (FED, o banco central americano) e, uma vez implementada, fará com que a XPart seja detida pelos acionistas do Itaú Unibanco, replicando a composição acionária do Itaú Unibanco. 

A XP Inc. apresentará à administração da XPart a proposta de incorporação, de modo que os acionistas da XPart recebam ações classe “A” da XP Inc. (ou o equivalente em BDRs) na proporção de suas participações no capital social total da XPart.

A aprovação da Incorporação estará sujeita a aprovações regulatórias e societárias, sendo certo que a Itaúsa e a IUPAR - Itaú Unibanco Participações S.A - votarão favoravelmente à Incorporação na assembleia geral a ser convocada para esse fim, desde que a proposta esteja consoante às condições previstas no Acordo. As partes envidarão esforços para realizar a Incorporação em até 120 dias contados da Segregação.

Além disso, a Itaúsa, a IUPAR, a XP Inc. e seus controladores assinaram um acordo contendo os principais termos e condições relativos à proposta de incorporação da XPart pela XP e outros direitos e obrigações das partes. 

Até que a Incorporação seja implementada, a XPart será parte do Acordo de Acionistas da XP, com os mesmos direitos e obrigações atribuídos atualmente ao Itaú Unibanco. 

Caso a incorporação fosse realizada em 1º de fevereiro, a Itaúsa deteria 15,1% do capital social total da XP, direta e indiretamente. Com a conclusão da transação, a XP se tornará a 2ª maior empresa do portfólio da Itaúsa em valor de mercado.

Sobre a Itaúsa 
A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos de capital aberto com mais de 45 anos de trajetória. Com portfólio diversificado de empresas líderes em seus segmentos e presentes em mais de 50 países, a companhia tem cerca de 900 mil acionistas pessoas físicas, uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira. 

Ela investe em empresas relevantes da economia, com destaques em seus setores, tais como Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, Copagaz e NTS, atuando com seriedade, ética, disciplina e confiança em todas as ações, decisões de investimento e relacionamentos que cultiva. A Itaúsa tem como propósito a criação sustentável de valor para os acionistas e para toda a sociedade.
 

Mais informações à imprensa

Deal Comunicações: (11) 2121-7430
Dariela Assumpção – dariela@dealcomunicacoes.com.br
Clarissa Toscano – clarissa@dealcomunicacoes.com.br
Stefânia Akel – stefania@dealcomunicacoes.com.br

Destaque

Acompanhe-nos nas redes sociais

Últimas notícias

Veja mais notícias
go to top hlkCulturaEnUS