Outro reforço ao tema foi a ampliação de escopo da Comissão de Pessoas, que passou a atuar como Comissão de Pessoas e Ética. Foram ainda promovidas, no período, palestras internas sobre ética e lei anticorrupção, sob coordenação da área de Compliance e Riscos Corporativos.

No mesmo sentido, está prevista para o primeiro semestre de 2018 a instalação de canal independente de denúncias para assegurar tratamento das demandas de forma independente e reforçar a confidencialidade e a imparcialidade dos relatos.


Será instalado canal de
denúncias independente

Perfil

Dos 79 profissionais dedicados às atividades da Itaúsa no fim do exercício, a maioria era do sexo feminino (52%) e 82% tinha no mínimo o nível superior completo de escolaridade. Nos processos de seleção, a empresa avalia o potencial e a capacitação das pessoas e contrata aquelas que agreguem valor ao momento e à estratégia atual da Itaúsa. A empresa busca profissionais que tenham o perfil e a capacitação adequados para a necessidade de cada posição, além de se engajarem à cultura da Companhia. Confira a seguir o perfil detalhado do quadro de profissionais. 102-7 | 102-8 | 405-1



82%

Percentual de profissionais que detinham em 2017, no mínimo, nível superior completo de escolaridade




Metas, avaliação de desempenho e cultura de meritocracia

Para a Itaúsa, meritocracia está relacionada à transparência. Por essa razão, todas as normas internas estão disponíveis na intranet, de forma que estimule o diálogo entre profissionais e gestores.

Há ainda ferramentas utilizadas pelo Comitê de Pessoas para a Gestão e Avaliação de Performance. Com base na análise do desempenho e da entrega de cada profissional, podem-se adotar mecanismos de diferenciação e reconhecimento. Reforçam essa política os feedbacks dos líderes às suas equipes, a partir dos quais são construídos os Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI). Todos os profissionais participam desse processo. 404-3

As potenciais substituições – por aposentadoria ou preenchimento de cargos de todos os níveis – são constantemente mapeadas, o que possibilita o desenvolvimento de novas lideranças e a transmissão de conhecimentos específicos.

Pesquisa de Clima

Um bom clima contribui para o engajamento do profissional à Companhia.

Realizada anualmente, a pesquisa intitulada “Fale Francamente” possibilita aos profissionais avaliarem o clima organizacional, seus pontos fortes e os de melhorias, além de ser um importante canal de comunicação.

Em 2017, o nível de retorno da pesquisa foi de 93%, e o índice de satisfação alcançado foi de 84%.


A Itaúsa prioriza a transparência na relação com os profissionais

Itaúsa  

Treinamento e retenção de talentos

A Itaúsa investe em treinamento e desenvolvimento de seus profissionais, tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais. A identificação das necessidades é feita pela área de Recursos Humanos em associação com os líderes, que, por meio de feedbacks, definem e avaliam a capacitação mais adequada a cada profissional. O programa contempla cursos e treinamentos internos e apoio financeiro para os que são realizados externamente. 404-2

Já a retenção de talentos se dá em razão dos diferenciais do Portfólio. Tanto que a divulgação da existência de vagas para o mercado, em 2017, atraiu grande número de profissionais qualificados, que reconhecem a força da marca Itaúsa e os atributos que a sustentam: governança, ética, credibilidade, empreendedorismo e visão de longo prazo – que permite traçar planos mais consistentes de carreira.

A Itaúsa oferece um pacote de benefícios a todos os profissionais, alguns deles atrelados à elegibilidade de cargos: seguro de vida, plano de saúde e odontológico, vale-refeição, licença-parental (maternidade e paternidade), plano de aposentadoria, check-up, estacionamento, programa de assistência, orientação e apoio pessoal em várias especialidades e clube de campo. 401-2

Itaúsa

Conteúdo anterior Próximo conteúdo