Pular para conteúdo
Buscar

Itaúsa comunica a aprovação dos principais termos para incorporação da XPart pela XP

A Itaúsa, holding de investimentos, comunica os novos passos em direção à reorganização societária envolvendo seu investimento na XP Inc. O Federal Reserve Board (FED, o banco central americano) aprovou a cisão da participação acionária da XP Inc. detida pelo Itaú Unibanco. Com isso, a XPart foi criada, tendo como patrimônio ações representativas de 41,05% do capital da XP Inc.

Sendo assim, a Itaúsa passa a ter direito à participação acionária na XPart na mesma proporção das ações que possui no Itaú Unibanco. Ou seja, terá indiretamente, via XPart, cerca de 15% do capital total da XP tornando-a a segunda maior empresa do portfólio da Itaúsa em valor de mercado.
Para a finalização dessa operação, ainda será necessário a realização das assembleias gerais da XPart e da XP previstas para a metade do segundo semestre de 2021, e a homologação pelo Banco Central do Brasil.

O Conselho de Administração da Itaúsa também aprovou a assinatura de documentos que refletem os principais termos relacionados à incorporação da XPart, os quais serão submetidos para aprovação das referidas assembleias gerais.

Com a aprovação da incorporação da XPart pela XP nas Assembleias Gerais de ambas as companhias, os acionistas do Itaú Unibanco, que até a data de corte também serão acionistas da XPart, receberão valores mobiliários de emissão da XP, em substituição às ações da XPart, que não se tornará uma empresa listada em bolsa (pois será extinta com sua incorporação pela XP).

Caso a incorporação da XPart pela XP, cujos termos finais foram recentemente acordados entre as companhias, fosse implementada hoje, a relação de troca seria a seguinte: cada 43,17 ações da XPart, a que teriam direito os acionistas do Itaú Unibanco, na data de corte, seriam convertidas em 1 (uma) ação Classe A ou BDR da XP.

As ações de emissão do Itaú Unibanco continuarão a ser negociadas com direito ao recebimento das ações de emissão da XPart até a data de corte (“ex-direito” de recebimento de ações da XPart) que, uma vez determinada, será informada ao mercado.

Sobre a Itaúsa 

A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos de capital aberto com mais de 45 anos de trajetória. Com portfólio diversificado de empresas líderes em seus segmentos e presentes em mais de 50 países, a companhia tem cerca de 950 mil acionistas pessoas físicas, uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira. 

Ela investe em empresas relevantes da economia, com destaques em seus setores, tais como Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, Copagaz e NTS atuando com seriedade, ética, disciplina e confiança em todas as ações, decisões de investimento e relacionamentos que cultiva. A Itaúsa tem como propósito a criação sustentável de valor para os acionistas e para toda a sociedade.
 

Mais informações à imprensa

Deal Comunicações: (11) 2121-7430
Dariela Assumpção – dariela@dealcomunicacoes.com.br
Clarissa Toscano – clarissa@dealcomunicacoes.com.br
Stefânia Akel – stefania@dealcomunicacoes.com.br
go to top hlkCulturaEnUS