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O Conselho de Administração, juntamente com a diretoria e seus órgãos de assessoramento, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Itaúsa, de acordo com as disposições do Estatuto Social, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Itaúsa se relaciona.

Conforme disposto no Estatuto, o Conselho de Administração é composto por 3 a 12 membros efetivos, eleitos pela Assembleia Geral, sendo 1 Presidente e de 1 a 3 Vice-Presidentes escolhidos pelos Conselheiros, cabendo à Assembleia Geral fixar preliminarmente o número de conselheiros que comporão o colegiado.

Membro Posição Data da eleição Prazo do Mandato
Presidente 30/04/2021 AGO 2022

Henri Penchas é Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. É Presidente do Conselho de Administração da Itaúsa e membro do Conselho de Administração da Nova Transportadora do Sudeste S.A. – NTS, além de participar de diversos comitês nas companhias do portfólio e na Itaúsa. Foi Diretor-Presidente da Duratex e membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, da Duratex e da Elekeiroz e Vice-Presidente executivo no Itaú Unibanco. Nos últimos 20 anos, participou dos mais importantes M&As realizados pela holding e suas empresas investidas. Em organizações do terceiro setor, é membro do Conselho da Administração da Fundação José Luiz Setubal, do Instituto Itaú Cultural e do Conselho Fiscal do Instituto Alana.

Vice-Presidente 30/04/2021 AGO 2022

Ana Lúcia é graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós-Graduada em Administração no Terceiro Setor pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Vice Presidente do Conselho de Administração e Membro da Comissão de Finanças da Companhia. Tem atuação nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco e Duratex, além de integrar comitês de assessoramento ao Conselho nas Companhias do Portfólio relacionadas ao tema de sustentabilidade. Dedica-se também a organizações do terceiro setor, sendo diretora, presidente e membro de Conselhos das seguintes entidades: Itaú Cultural, Itaú Social, AlanaLab, Alana Foundation, Instituto Alana, XPrize, Instituto Bricante Ashoka, Commercial Free Childhood, Instituto Akatu e Conectas.

Vice-Presidente 30/04/2021 AGO 2022

Roberto Setubal é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Master of Science Engineering pela Stanford University. É Diretor Vice-Presidente da Itaúsa, onde atuou também como presidente do Comitê de Políticas Contábeis de 2008 a 2011. Integrou a diretoria do Itaú Unibanco entre 1994 e 2015 e atuou como membro dos Conselhos de Administração e Comitês do Itaú Unibanco, Itaú BBA e Itauseg participações entre 1991 e 2017. É membro do Conselho do International Monetary Conference desde 1994, membro do International Advisory Committee do Federal Reserve Bank of New York desde 2002, do Trilateral Commission e do Conselho Internacional da NYSE desde 2000, do China Development Forum desde 2010, do WEF 2015 (World Economic Forum) desde 2015 e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) desde 2016. Participou como membro do Conselho de Administração entre 1994 e 2017 das seguintes instituições: Federação Nacional de Bancos – FENABAN e da Federação Brasileira das Associações de Bancos – FEBRABAN.

Membro Efetivo 30/04/2021 AGO 2022

Alfredo Setubal é graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com curso de especialização no INSEAD (França). É Presidente, Diretor de Relações com Investidores e Vice-Presidente do Conselho de Administração na Itaúsa. Também se envolve nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Alpargatas e Duratex – da qual é Copresidente, além de integrar diversos comitês nas companhias do portfólio e na Itaúsa. Atua há mais de 20 anos como executivo nas áreas de Mercado de Capitais e Relações com Investidores, tendo sua experiência mais longa no Itaú Unibanco. Dedica-se a organizações do terceiro setor, sendo membro de conselhos e comitês nas seguintes entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), Museu de Arte de São Paulo (Masp), Fundação Bienal de São Paulo e Fundação Tide Azevedo Setubal, além de ser Diretor-Financeiro do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Membro Efetivo 30/04/2021 AGO 2022

Rodolfo Vilella é Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Estudos do Desenvolvimento e em Economia e Filosofia pela LSE – London School of Economics and Political Science. Atualmente é Diretor Vice-Presidente, Membro do Conselho de Administração, do Comitê de Divulgação e Negociação e do Comitê de Políticas de Investimento da Itaúsa. Atua também como Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética e é Membro das Comissões de Finanças, de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos da Companhia. Tem atuação nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração e Comitês da Alpargatas e Duratex. Integrou a Diretoria, Conselho de Administração e Comitês de outras Companhias do Conglomerado entre 2005 e 2017. Dedica-se também a organizações do terceiro setor e entidades de classe, tendo atuado como diretor e membro dos conselhos de administração das seguintes instituições: Sociedade Cultura Artística, Inst. Itaú Cultural, Inst. PDR, São Paulo Cia. de Dança, Young Presidents Organization-YPO/WPO, IBGC - Inst. Brasileiro de Governança Corporativa, Fundação Itaú Social, IEDI - Inst. para Estudos do Desenv. Industrial, ABRASCA, Todos pela Educação, Instituto Yandeh, IBÁ - Industria Brasileira de Árvores, Instituto Unibanco.

Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Edson é graduado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1985 e 1986, respectivamente, e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FIA/USP), em 1998. Atualmente é membro efetivo do Conselho de Administração da Itaúsa, sendo que atuou como Membro Suplente do Conselho de Administração da companhia desde abr/2019. É Diretor de Benefícios na Ambev desde jan/2015, onde ocupou também as posições de Diretor de Relações Corporativas (2011-2014) e Gerente de Planejamento Estratégico (2000-2003). É também Membro do Conselho de Administração da Fundação Antônio e Helena Zerrenner desde mai/2018, Diretor Executivo desde jul/2012 e Membro do Conselho Consultivo (2004-2012). Adicionalmente, foi VP Global Finance and Excise Tax da Anheuser-Busch InBev (2009-2011) e Membro do Conselho Fiscal e Instituto de Previdência Privada da AmBev - IAPP (2004-2007).

Membro Efetivo Independente 30/04/2021 AGO 2022

Fernando Marques é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (1998). Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Itaúsa, tendo atuado como membro independente da Comissão de Políticas de Investimento da Companhia (2008-2013) e membro do Conselho de Administração da Duratex (2009). É sócio da H.I.G. Capital desde fev/2012, tendo sido Presidente para o Brasil e América Latina e membro do Comitê de Investimentos do Fundo. Foi membro independente do Conselho de Administração Elekeiroz (2010-2013), sendo coordenador do Comitê de Pessoas (2010-2013), membro dos Comitês de Governança e Riscos de (2010-2012) e de Divulgação (2011-2012) da Companhia. Foi, também, head para o Brasil e América Latina e membro do Conselho Global da General Atlantic (2008-2012) e head de Private Equity e Estratégias Ilíquidas do Grupo Icatu (1997-2008). Fernando tem vinte e quatro anos de experiência nos mercados brasileiro e latino-americano de Private Equity e ativos alternativos, tendo participado de mais de 50 transações na região em diversos setores, incluindo Bens de Consumo, Serviços, Saúde, Mídia, Entretenimento, Telecomunicações, Software e Tecnologia, Alimentos e Bebidas, Mineração, Imobiliário, Educação, Papel e Celulose, Agronegócio, Varejo, Serviços Financeiros. Foi membro do Conselho de Administração de mais de 30 empresas no Brasil, incluindo Qualicorp, Mineração Caraíba (atualmente Ero Copper), Grupo ABC (atualmente uma divisão do Grupo Omnicom) e Mabel Alimentos (atualmente uma divisão da PepsiCo), entre outras.

Membro Efetivo Independente 30/04/2021 AGO 2022

Patricia é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e possui MBA em Finanças pela Columbia Business Scholl em Nova York (1995). Atualmente é Membro Independente do Conselho de Administração da Itaúsa. É sócia fundadora da Unbox Capital (desde set/2018) e foi diretora gerente do J.P. Morgan Brasil (1995-2018), além de ter atuado na Accenture como associada (1989-1993). Patricia também é Diretora do Grupo Mulheres do Brasil e faz parte do Conselho do Programa para Estudos de Finanças da Columbia Business Scholl e do Conselho da Columbia University no Brasil. Possui mais de vinte anos de experiência em Investment Banking, tendo trabalhado no time de Mergers & Acquisitions do J.P. Morgan em Nova York e em São Paulo e como Head do Investment Banking e do Corporate Banking do J.P. Morgan no Brasil, sendo responsável por todos os relacionamentos e transações com empresas brasileiras e multinacionais. Tem experiência também em assessoramento de empresas em transações estratégicas de fusões, aquisições e desinvestimentos, e em capitalizações através do levantamento de dívida e abertura de capital (IPO).

Membro Efetivo Independente 30/04/2021 AGO 2022

Vicente é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), e em Engenharia de Petróleo (1986), pela Petróleo Brasileiro S.A. além de Mestre em Administração de Negócios, com ênfase em Finanças (1997), pela The Wharton School, University of Pennsylvania. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Itaúsa. Ele Sócio Sênior da McKinsey desde 2008, tendo atuado em diversas posições na companhia. Foi Líder e responsável pela Prática de Empresas B2B para a América Latina desde 2018, membro do Comitê Global de Eleição de Sócios a partir de Candidatos Externos desde 2017, membro do Comitê Global de Riscos Associados com Servir Clientes desde 2016, tendo sido sócio responsável pelo Escritório do Brasil (2011-2018), Líder e responsável pela Prática de Indústrias Avançadas na América Latina (2012-2017), Membro da força-tarefa global encarregada de aprimorar a governança da companhia (2015-2016), Membro do Comitê Global de Avaliação de Sócios (2009-2014), Membro da força tarefa global encarregada de rever os valores da companhia (2011-2012), Líder e responsável pela Prática de Operações na América Latina (2010-2012), Sócio (2002-2008), Sócio Associado (2000-2002), Gerente de Projetos (1999-2000) e Associado (1997-1998); Adicionalmente, é Membro do Conselho Consultivo da Generation Brasil (desde 2020) e do Clube de ex-alunos de Wharton no Brasil (desde 2016), é conselheiro do MASP – Museu de Arte de São Paulo e da Câmara de Comércio Brasil Portugal (desde 2015).  Atuou também em diversas posições, até Chefe do Setor de Desenvolvimento de Equipamentos para Uso em Águas Profundas da Petrobras (1985-1997).

Estão ainda eleitos, na condição de membros suplentes, Victório Carlos De Marchi, Ricardo Egydio Setubal e Ricardo Villela Marino. Para mais informações consultar deliberações da Assembleia de Acionistas.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Peça fundamental no sistema de governança da Itaúsa, cabe ao Conselho Fiscal fiscalizar os atos dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações contábeis do exercício social, e reportar suas conclusões para os acionistas da Companhia, observados seus deveres legais e estatuários.

O órgão está instalado em caráter permanente podendo ser constituído por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, e igual número de suplentes, todos eleitos anualmente pelos acionistas em Assembleia Geral. Dentre seus membros há representantes eleitos por acionistas minoritários e por acionistas preferencialistas. Adicionalmente, compete ao referido órgão avaliar transações relevantes previstas na Política de Transações com Partes Relacionadas da Itaúsa, reportando-as ao Conselho de Administração da Companhia.

Membro Posição Data da eleição Prazo do Mandato
Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Tereza é formada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Minas Gerais, possui especializações em Supervisão Bancária na Suíça e nos Estados Unidos. Atualmente é Presidente do Conselho Fiscal da companhia (desde abr/2011). Tem atuado em diversos cargos nas companhias investidas. Na Duratex, é membro do Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos (desde abr/2012), tendo atuado nesse órgão de governança como especialista (desde jun/12) e como presidente (2013-2019). Foi Coordenadora do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Itautec (2010-2015) e do Comitê de Divulgação (2011-2015). No Itaú Unibanco Holding, foi membro do Conselho de Administração de 2004 a 2008, Membro dos Comitês de Auditoria de 2004 a 2010, de Divulgação e Negociação de 2005 a 2010 e de Políticas Contábeis de 2008 a 2009. Possui vasta experiência em governança corporativa, instalação de comitês de auditoria, estruturação de áreas de auditoria interna, tendo atuado em relevantes companhias e instituições, como B3 S.A., Porto Seguro, CVC Corpo e Banco Central do Brasil. Atualmente, possui cargos em outras sociedades, como membro de Conselhos e Comitês das seguintes entidades: Terra Santa Agro e C&A. 

Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Formado em contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo e com Programa APG Sênior dirigido a líderes em cargos de diretoria pela Amana-Key (SP), é Contador Público Brasileiro com registro na CVM e Auditor qualificado com o Certificado Nacional de Auditores Independentes (CNAI) da CVM, bem como Contador Público Certificado (CPA) pelo Estado da Califórnia, EUA, e especialista em IFRS e USGAAP. Atualmente é Membro Efetivo do Conselho Fiscal da companhia. Possui 27 anos de experiencia junto à PwC, inclusive 13 anos como sócio (2004-2016). Durante a sua carreira na PwC participou por 3 anos de um Programa Internacional nos EUA, liderou o setor de Indústria de Engenharia e Construção e o Japan Desk no Brasil, também o Global Quality Review Program de auditoria no Brasil e no Equador. É Sócio Diretor da Irko Organização Contábil Ltda, sendo líder das áreas de Qualidade e Comitê Técnico desde 2016. Dedica-se também como membro das seguintes entidades representativas de classe: Irko Organização Contábil Ltda, Institutos dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Califórnia AICPA (CALAICPA), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Institutos Brasileiros de Contabilidade (CRC e CFC).

Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Guilherme é graduado em Administração Pública formado pela Unisul, possui MBA em Finanças com ênfase em Controladoria e Auditoria pela FGV e cursos de Especialização em Negócios realizados na Holanda. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Itaúsa, tendo atuado anteriormente como membro suplente e efetivo do Conselho Fiscal da Itaúsa e empresas investidas, além de ter atuado em outras posições nas empresas investidas como Diretor Financeiro e de Controladoria e como Consultor Financeiro em outras empresas no Brasil e EUA de agosto de 2015 a julho de 2017. Guilherme também é Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) na Minuto Corretora de Seguros S.A. desde agosto de 2017.

Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Isaac Berensztejn é engenheiro formado pela PUC-Rio em 1973, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ em 1979 e tem MBA em Administração pela COPPEAD em 1987. É Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Itaúsa desde jun/2020, tendo sido Membro Suplente (2016-2020). Atua como Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Litel e Litela (desde junho/2020), tendo sido Membro Suplente (2016-2020). Atua como membro suplente do Conselho de Administração da Statkraft (desde janeiro/2021). Na Claro, foi Membro do Conselho de Administração (2014-2015), Diretor Financeiro (2012-2015) e Diretor de Relações com Investidores (2014-2015). Foi Membro dos Conselhos de Administração da NET (2005-2014) e da Telmex (2013-2014), além de Membro do Conselho de Administração (2004-2014) e Diretor Financeiro (2001-2003) da StarOne. Adicionalmente, foi Membro do Conselho Deliberativo (1996-2003), Gerente de Investimento e Assessor da Presidência (1992-1994) da Telos e Diretor Financeiro da Level3 (2016-2018). Atuou ainda como CFO e Diretor de Relações com Investidores (2004-2014), Diretor de Planejamento (2000) e Chefe do Departamento Financeiro (1994-1997) na Embratel e como CFO e Relações com Investidores na Telemar e Telerj (1998-1999).

Membro Efetivo  30/04/2021 AGO 2022

Marco Tulio é formado em engenharia de produção e em economia pela Universidade de São Paulo e tem o grau de MBA (finanças) pela University of Chicago. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Itaúsa (desde jul/20), do comitê de estratégia da Tupi (desde jul/19), do conselho de administração do Hospital Sabará - FJLS (desde abr/16) e é sócio e conselheiro da Peter Graber Monitoramento (desde out/19).  Previamente, de 2004 a 2013, foi membro ou assessor do conselho de administração da Brasmetal Waelzholz, Graber, Papaiz, Bematech, Cremer, Tigre e outras empresas. Como executivo, foi CEO da Mapri-Textron Fastening Systems (1992-1999), TotalNet/Tradecom(2000-2004)  e Sensormatic do Brasil (2006-2007), além de consultor da Booz, Allen & Hamilton (1987-1992) e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982-1985). É gestor credenciado CVM, havendo atuado na Constellation Asset Management e Terra Boa Capital. Institucionalmente, foi vice-presidente do Sindipeças (1993-1999) e membro do comitê de economia da CIESP (2004-2007).

Os Comitês de Assessoramento ao Conselho são órgãos consultivos, responsáveis por assessorar o Conselho na análise de assuntos estratégicos de sua competência, com o objetivo de conferir maior eficiência para este colegiado. Além disso os comitês auxiliam o Conselho no desempenho de suas funções legais e estatutárias.

Atualmente a Itaúsa possui três Comitês: Comitê de Governança e Pessoas, Comitê de Sustentabilidade e Riscos e Comitê de Estratégia e Novos Negócios. Esses órgãos são compostos por membros indicados anualmente pelo Conselho de Administração da Companhia.

O Comitê de Governança e Pessoas trata de assuntos discutidos na Comissão de Governança e na Comissão de Pessoas. As principais atribuições desse Comitê são:

  • • Avaliação de administradores e sua frequência
  • • Regras de sucessão da administração
  • • Política de remuneração administradores, montante global e alocação
  • • Definição de critérios de independência do Conselho de Administração
  • • Identificação de especialistas para Comitês, se for o caso
  • • Tendências e benchmarks ESG
  • • Regulamentações e autorregulação relacionadas à governança corporativa
  • • Sistema de governança corporativa

O Comitê de Sustentabilidade e Riscos foi criado com o objetivo de conduzir os assuntos discutidos na Comissão de Sustentabilidade e na Comissão de Auditoria e Riscos. Dentre as principais atribuições deste Comitê estão:

  • • Assessorar na gestão de riscos, incluindo proposta de apetite e tolerância
  • • Rever e propor priorização de riscos e planos de resposta
  • • Manifestar-se sobre a avaliação da aderência normativa, do Programa de Integridade e dos sistemas de gerenciamento de riscos e de controles internos
  • • Avaliar e monitorar o plano de trabalho da Auditoria Interna e seus resultados
  • • Propor e acompanhar execução de projetos de melhoria das práticas de sustentabilidade nas dimensões social, ambiental e econômica

O Comitê de Estratégia e Novos Negócios foi criado para abordar assuntos discutidos na Comissão de Investimentos, além de acompanhar e discutir a estratégia de alocação de capital. As principais atribuições do comitê são:

  • • Estratégia de alocação de capital (novos investimentos)
  • • Gestão estratégica de portfólio
  • • Recompra de ações próprias para tesouraria

A Diretoria pode ser composta de 3 a 10 membros, sendo esse número fixado e os membros eleitos pelo Conselho de Administração no prazo de 10 dias úteis contados da data da Assembleia Geral que eleger esse Conselho.

É permitido que membros do Conselho de Administração, até o máximo de um terço, possam integrar a Diretoria, todavia, em linha com as boas práticas de governança corporativa, os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente (ou principal executivo da companhia) não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. O Estatuto Social ainda dispõe que não poderão ser eleitos diretores com mais de 75 anos.

Membro Posição Data da eleição Prazo do Mandato
Diretor Presidente e de Relações com Investidores 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Alfredo Setubal é graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com curso de especialização no INSEAD (França). É Presidente, Diretor de Relações com Investidores e Vice-Presidente do Conselho de Administração na Itaúsa. Também se envolve nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Alpargatas e Duratex – da qual é Copresidente, além de integrar diversos comitês nas companhias do portfólio e na Itaúsa. Atua há mais de 20 anos como executivo nas áreas de Mercado de Capitais e Relações com Investidores, tendo sua experiência mais longa no Itaú Unibanco. Dedica-se a organizações do terceiro setor, sendo membro de conselhos e comitês nas seguintes entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), Museu de Arte de São Paulo (Masp), Fundação Bienal de São Paulo e Fundação Tide Azevedo Setubal, além de ser Diretor-Financeiro do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Diretor Vice-Presidente 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Alfredo Egydio Villella é Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia e Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. É Diretor Vice-Presidente da Companhia, tendo atuado também como Membro do Conselho de Administração e dos comitês de Ética, Divulgação e Negociação, de Políticas de Investimento e de Políticas Contábeis no período de 1995 a 2017. Participou como membro de Conselhos de Administração e de Comitês do Itaú Unibanco, Duratex, Elekeiroz e Itautec entre 1996 e 2017. Dedica-se também como membro da diretoria do Instituto Alana, instituição do terceiro setor, desde 1992.

Diretor Vice-Presidente 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Ricardo Setubal é advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especializado (PMD 69) pela Harvard University. Membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Divulgação e Negociação e do Comitê de Políticas de Investimento, atua também como coordenador da Comissão de Sustentabilidade e Riscos e Membro das Comissões de Finanças, de Investimentos, de Governança Corporativa e de Pessoas e Ética da companhia. Integra o Conselho de Administração da Duratex, bem como seus comitês de assessoramento: Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação, Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos, Comitê de Sustentabilidade e Comitê de Divulgação e Negociação. Atuou também como diretor, membro de Conselhos de Administração e Comitês de outras companhias investidas do Conglomerado entre 1999 e 2018: Itautec e Elekeiroz. Ricardo foi membro do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa entre 2014 e 2019.

Diretor Vice-Presidente 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Rodolfo Vilella é Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Estudos do Desenvolvimento e em Economia e Filosofia pela LSE – London School of Economics and Political Science. Atualmente é Diretor Vice-Presidente, Membro do Conselho de Administração, do Comitê de Divulgação e Negociação e do Comitê de Políticas de Investimento da Itaúsa. Atua também como Coordenador da Comissão de Pessoas e Ética e é Membro das Comissões de Finanças, de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos da Companhia. Tem atuação nas companhias investidas como membro do Conselho de Administração e Comitês da Alpargatas e Duratex. Integrou a Diretoria, Conselho de Administração e Comitês de outras Companhias do Conglomerado entre 2005 e 2017. Dedica-se também a organizações do terceiro setor e entidades de classe, tendo atuado como diretor e membro dos conselhos de administração das seguintes instituições: Sociedade Cultura Artística, Inst. Itaú Cultural, Inst. PDR, São Paulo Cia. de Dança, Young Presidents Organization-YPO/WPO, IBGC - Inst. Brasileiro de Governança Corporativa, Fundação Itaú Social, IEDI - Inst. para Estudos do Desenv. Industrial, ABRASCA, Todos pela Educação, Instituto Yandeh, IBÁ - Industria Brasileira de Árvores, Instituto Unibanco.

Diretor Gerente de Novos Negócios 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Frederico Pascowitch é Graduado em Administração de Empresas pelo Insper. É Diretor Gerente de Novos Negócios e membro das Comissões de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos da Itaúsa, tendo sido Consultor de Investimentos de fevereiro de 2016 a abril de 2017 na Companhia. Foi sócio no Gávea Investimentos de 2008 a 2015 e atuou como membro dos Conselhos de Administração da Energisa e Cell Site Solutions. Atuou no acompanhamento de diversos ativos enquanto gestor de portfólio, como: Unidas, Azul Linhas Aéreas, Paschoalotto, Time for Fun, Arcos Dorados, entre outras.

Diretora Gerente Jurídica, Compliance e Riscos Corporativos 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Maria Fernanda é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com Especialização em Direito Empresarial pela mesma Universidade, possui LL.M. (Master of Laws) pela Columbia University School of Law (New York, NY) e MBA pela Columbia University Business School (New York, NY). Desempenhou funções em outras empresas do conglomerado, inclusive em fusões e aquisições no Itaú Unibanco de 2000 a 2013. Atuou na Companhia de 2013 a 2016 como advogada consultora para assessoria à área de novos negócios, e em questões jurídicas envolvendo a companhia e suas controladas. É Diretora Gerente Jurídica, de Compliance e Riscos Corporativos da Itaúsa, além de ser Membro do Comitê de Divulgação e Negociação e das Comissões de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos. Maria Fernanda também é diretora na Itautec desde 2016.

Diretora Gerente de Administração e Finanças 10/05/2021 10 dias da AGO 2022

Priscila Grecco é Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-SP, com MBA em Gestão Financeira e Riscos pela FIPECAFI/USP e pós-graduação em Business Economics pela FGV. Possui também especialização para executivos pela Harvard Business School (Program for Leadership Levelopment) e o Executive Certificate in Management and Leadership pelo MIT Sloan School of Management. É Diretora Gerente de Administração e Finanças e Membro do Comitê de Divulgação e Negociação e das Comissões de Finanças, de Investimentos, de Governança Corporativa e de Sustentabilidade e Riscos na Itaúsa. Atuou como Diretora de Novos Negócios na Companhia entre 2013 e 2017. É Diretora da Itautec desde abril de 2017, tendo sido Diretora de Relações com Investidores da Itautec de abril de 2017 a agosto de 2019, e Membro do Comitê de Divulgação de abril de 2017 a agosto de 2019. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Finanças, Auditoria e Fusões & Aquisições atuando em empresas de grande porte, tais como, Citibank S.A., KPMG e Itaú Unibanco. Foi Superintendente de Fusões e Aquisições no Itaú Unibanco Holding Financeira S.A. de dezembro de 2003 a maio de 2013.

A Comissão de Governança Corporativa foi criada em 2020, com a função primordial de acompanhar tendências e benchmarks de mercado, incluindo melhores práticas reconhecidas internacionalmente, e novas regulamentações relacionadas à governança corporativa. Sua criação reforça a gestão de integridade e compliance da Companhia, em um processo contínuo de revisão e atualização da Política de Governança Corporativa interna.

A Diretoria da Itaúsa conta com a assessoria de 7 Comissões não estatutárias, compostas por administradores da Companhia, membros externos e especialistas. Os membros integrantes exercem mandatos de 1 ano, podendo ser renovados, e permanecem nos cargos até a primeira reunião do Conselho de Administração que eleger a Diretoria. A composição dessas comissões e o mini currículo dos membros estão disponíveis no item 12.7/8 do Formulário de Referência

O Comissão de Mercado de Capitais é composta pelo Diretor de Relações com Investidores além de outras 2 a 10 pessoas indicadas pelo Conselho de Administração, podendo ser membros do próprio Conselho, da Diretoria ou ainda profissionais de suas controladas.

O órgão tem a função primordial de administrar nossas políticas de divulgação e negociação, cabendo também a ele assessorar o Diretor de Relações com Investidores, avaliar permanentemente os procedimentos a serem observados na divulgação de ato ou fato relevante e na manutenção do sigilo de tais informações, divulgar e disseminar as políticas, dentre outras atribuições.

Criada em 2020, tem como função primordial acompanhar tendências e benchmarks de mercado, incluindo melhores práticas reconhecidas internacionalmente, e novas regulamentações relacionadas à governança corporativa. Sua criação reforça a gestão de integridade e compliance da Companhia, em um processo contínuo de revisão e atualização da Política de Governança Corporativa interna.

A Comissão de Governança Corporativa participa das discussões internas sobre temas como diversidade, equidade e responsabilidade social, além de fornecer subsídios para a disseminação de altos padrões e boas práticas de governança entre as empresas do portfólio.

Examina e recomenda ao Conselho de Administração as demonstrações contábeis, propõe a destinação do lucro anual e a distribuição de remuneração aos acionistas, define a manutenção de adequado nível de liquidez, aprova os orçamentos anuais, analisa opções de captação de recursos financeiros, acompanha o nível de endividamento das investidas, propõe as recompras de ações e alocação para investimento.

Criada em 2019, tem por objetivo direcionar a atuação das companhias nas quais a Itaúsa investe por meio da definição das principais diretrizes relacionadas à gestão socioambiental e da identificação de oportunidades de aumentar o impacto social de ações.

Sua influência se dá por meio da participação em órgãos de governança, conselhos e comitês, nas empresas investidas.

Define as principais diretrizes para prospecção de novas oportunidades de investimento, avalia o posicionamento da Itaúsa ante as oportunidades de negócio, analisa e discute os resultados de due diligence, define as condições financeiras, contratuais e de governança para a conclusão da aquisição, e discute questões estratégicas das empresas investidas.

Define as principais diretrizes na gestão e no controle de riscos, em linha com o apetite a riscos estabelecido pelo Conselho de Administração, aprova a metodologia do processo de gerenciamento de riscos e, com base no resultado dos trabalhos desenvolvidos pela área de Compliance e Riscos Corporativos e pela auditoria interna terceirizada, analisa os pontos levantados e os planos de ação a serem adotados para mitigação dos riscos identificados, estabelece diretrizes e acompanha a área de Compliance e Riscos Corporativos na gestão de compliance e riscos da Companhia.

Define as principais diretrizes referentes às políticas de pessoas, avalia o conteúdo do Código de Conduta Itaúsa, deliberando sobre o seu aprimoramento, e analisa os indicadores do Canal de Denúncias, os trabalhos executados e as ocorrências relevantes de desvios de conduta.

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