Pular para conteúdo
Buscar

Não. A Itaúsa é uma holding pura que investe em empresas atuantes em diversos setores como o financeiro, bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura. As empresas integrantes do seu portfólio são Itaú Unibanco, XP Inc., Dexco, Alpargatas, Aegea Saneamento, Copa Energia e NTS, é possível saber mais sobre o perfil de cada uma delas clicando aqui.

A Itaúsa tem as suas ações listadas na B3, a bolsa de valores de São Paulo, e são negociadas sob os códigos de ITSA3 e ITSA4. Para saber como investir clique aqui.

Há várias alternativas:

  • No website da Itaúsa, acessar na página inicial na seção “Cotações e Gráficos”. Esta seção também permite comparar nossas ações com outros índices, como o Ibovespa. As cotações têm defasagem de 15 minutos.
  • Diretamente no website da B3.
  • Outros serviços de informações, como Google, Yahoo e Infomoney, bem como as ferramentas e websites das corretoras também possuem cotações atualizadas e ferramentas para acompanhamento.

Sua corretora é a melhor alternativa para consultar informações atualizadas de forma ágil.

A consulta poderá ser também via Itaú Custódia. Para que você tenha acesso a sua posição acionária, caso você não seja um correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita por meio de um portal exclusivo para os acionistas no site Investshop Itaú (www.investshop.com.br/acionistas). Basta seguir o passo a passo informando os dados solicitados e, ao finalizar, a consulta estará disponível.

Caso você seja correntista dos segmentos Itaú, Uniclass e Personnalité, acesse sua conta no www.itau.com.br. Ao menu Investimentos, estará disponível para consulta as informações sobre suas Ações Escrituradas pelo Itaú e a Posição Acionária.

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a central de atendimento do Itaú Custódia através dos seguintes telefones:

(11) 3003-9285 Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 720 9285 Demais localidades.

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18 horas.

As ações ITSA3 são de caráter ordinárias, ou seja, que possuem direito a voto nas Assembleias Gerais da Companhia.

As ações ITSA4 são de caráter preferencial, ou seja, conferem ao acionista prioridade no recebimento de dividendo mínimo anual de R$ 0,01 por ação, não cumulativo, que será ajustável em caso de desdobro ou grupamento, assegurado dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias; também possuem o direito de, em eventual alienação de controle, serem incluídas em oferta pública de aquisição de ações, de modo a lhes assegurar preço igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto integrante do bloco de controle.

Para maiores detalhes, acesse aqui o Estatuto Social da Companhia.

A pessoa deve entrar em contato com o departamento de custódia do Itaú Unibanco e informar seu nome completo e CPF para que seja feita uma consulta nos registros de posição acionária da Itaúsa através dos seguintes telefones:

(11) 3003-9285 Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 720 9285 Demais localidades.

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18 horas.

A Companhia dispõe de Programa de Recompra de Ações como alternativa para alocação de capital, que pode ser utilizado quando a administração entende que há desconto no preço em relação ao que está sendo negociado pelo mercado. Adicionalmente, o programa de recompra busca cumprir outros objetivos, como fazer frente a planos de remuneração variável de longo prazo dos executivos ou, ainda, como oportunidade de geração de valor ao acionista através de cancelamento em tesouraria, aumentando a participação individual de cada acionista no capital da Companhia.

Para maiores informações, acesse: Recompra de Ações Próprias

A instituição custodiante das ações da Itaúsa é o banco Itaú. Os principais serviços oferecidos aos acionistas da Itaúsa são:

  • Alterações e/ou atualizações cadastrais
  • Extrato de posição acionária
  • Extrato de movimentação de ações
  • Aviso de pagamentos de dividendos e Juros sobre Capital Próprio
  • Informe de Rendimentos
  • Boletim de subscrição
  • Ordem de Transferência de Ações para corretora (OTA)
  • Inventários, Doações, Formal de partilha
  • Programa de Reinvestimento de Dividendos (PRD)

Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.

Os resultados da Itaúsa estão disponíveis no website da companhia www.itausa.com.br, e no website da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) www.cvm.gov.br. As informações são divulgadas de modo simultâneo na CVM e B3. Outra forma de acesso é cadastrando-se em nossa lista de distribuição.

A Política de Remuneração aos Acionistas da Itaúsa determina direitos iguais para acionistas detentores de ações ordinárias e preferencias na distribuição de proventos.

Os acionistas têm direito a receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, importância equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido apurado no mesmo exercício.

Por deliberação do Conselho de Administração podem ser pagos juros sobre o capital próprio, imputando-se o valor dos juros pagos ou creditados ao valor do dividendo obrigatório.

Além disso, nossa administração pode deliberar a distribuição de dividendos adicionais sempre que entender conveniente para a Itaúsa e/ou seus acionistas. Tais distribuições não garantem que, no futuro, haverá distribuições de dividendos adicionais ao dividendo mínimo obrigatório.

Para maiores detalhes, acesse a Política de Remuneração aos Acionistas da Itaúsa na seção Estatuto e Políticas.

Juros sobre o capital próprio são os juros calculados sobre o patrimônio líquido das companhias pagos ou creditados aos acionistas com base na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) divulgada periodicamente pelo Banco Central e estão sujeitos a determinadas limitações impostas pela legislação fiscal vigente.

De acordo com a legislação tributária, as companhias brasileiras estão autorizadas a deduzir os pagamentos e/ou créditos aos acionistas de juros sobe o capital próprio do cálculo do IRPJ e da CSLL apurados.

Os pagamentos dos valores devidos são realizados na conta da corretora dos acionistas, conforme datas indicadas nos Avisos aos Acionistas que tratam de pagamento de proventos. Quaisquer dúvidas devem ser tratadas diretamente com a corretora cujas ações do acionista estão custodiadas.

Para maiores informações, acesse a seção Dividendos.

Para acessar o cronograma de pagamento de Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio trimestrais clique aqui.

O Programa de Reinvestimento de Dividendos é mais um serviço para você acionista da Itaúsa S.A. (“ITAÚSA”) e/ou Itaú Unibanco Holding S.A. (“ITAÚ UNIBANCO”).

O PRD permite que você invista automaticamente seus dividendos na compra de ações preferenciais ou ordinárias da empresa na qual você é acionista (ITAÚSA ou ITAÚ UNIBANCO), aumentando assim a sua participação no capital social da mesma.

Isso significa que, aderindo ao PRD, você concederá à empresa o direito de utilizar o montante, definido por você, de dividendos que seriam creditados em sua conta corrente para aquisição de ações da ITAÚSA ou ITAÚ UNIBANCO no mercado. As aquisições serão feitas na B3, a bolsa de valores de São Paulo, por intermédio da Itaú Corretora de Valores.

Vale ressaltar que o PRD é um produto opcional. Não haverá nenhuma modificação na forma de crédito de seus dividendos caso você não queira aderir ao Programa.

Para maiores detalhes de como aderir ao PRD, clique aqui.

O record date é a data limite no qual todos os acionistas que possuem ações da Itaúsa (ordinárias ou preferenciais) no fechamento do pregão terão direito ao recebimento de juros sobre o capital próprio ou dividendos aprovados em reunião do Conselho de Administração da Itaúsa.

Data ex dividendo é a data na qual as ações (ordinárias e preferenciais) passam a ser negociadas sem direito à remuneração de Dividendos ou JCP aprovada na reunião do Conselho de Administração da Itaúsa. É a data seguinte do record date.

O banco custodiante (Itaú Custódia) é o responsável pelo envio dos Informes aos acionistas com base na informação fornecidas pelas corretoras. Dessa forma, é importante que o cadastro do acionista esteja atualizado na corretora por qual opera. A Itaúsa não pode emitir e/ou enviar este informe aos acionistas, sendo esta uma responsabilidade exclusiva do banco custodiante.

Há duas formas de solicitar a 2ª via:

  • Pela Internet:

    Correntistas do Itaú Unibanco: através do site, www.itau.com.br inclua os dados de agência, conta corrente e senha eletrônica.
    Acesse o menu Conta Corrente > Declaração do Imposto de Renda > Informe de Rendimentos¹.

    Não correntistas do Itaú Unibanco: é possível efetuar a consulta após concluir o cadastro no site www.Itaucorretora.com.br, na aba "Não correntista"¹.
     
  • Por telefone:

    Capitais e Regiões Metropolitanas: 3003 9285
    Demais Localidades: 0800 720 9285

    O horário de atendimento em dias úteis é das 9 às 18 horas.

¹ Os cadastros da conta corrente e escritural devem estar atualizados.

São reuniões de acionistas convocadas pela Administração para abordar assuntos diversos de interesse dos acionistas, como: verificação de resultados, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos, eleger os administradores e, se for o caso, os membros do conselho fiscal, dentre outros temas.

Os acionistas da Itaúsa com direito de voto podem participar e votar nas matérias pautadas nas Assembleias Gerais. Para manter-se informado, acompanhe a agenda disponível em nosso website ou cadastrando-se para receber nossas notificações por e-mail.

Para informações sobre a quantidade total de ações da Itaúsa, acesse aqui.

Favor acessar a seção Fale Conosco ou escrever para relacoes.investidores@itausa.com.br.

Acionistas com ações em corretoras devem solicitar alterações diretamente a elas.

A Itaúsa é uma sociedade de participações (holding) que tem sob gestão um portfólio de empresas que atuam em diferentes segmentos. As principais investidas da Itaúsa são: Itaú Unibanco Holding S.A., XP Inc., Dexco S.A., Alpargatas S.A., Aegea Saneamento e Participações S.A., Copa Energia e NTS (Nova Transportadora do Sudeste S.A.).

O cálculo do desconto é um dos indicadores mais utilizados para avaliação de investimentos na Itaúsa, e diz respeito a diferença entre o seu valor de mercado e a somatória do valor de mercado das participações detidas nas empresas investidas - "soma das partes".

Parte do desconto é justificável pelas despesas de manutenção da holding, os impostos incidentes sobre uma fração dos proventos recebidos (ineficiência fiscal), a avaliação de risco, dentre outros fatores.

Para maiores informações sobre o desconto de holding e histórico, clique aqui.

Utilizamos os cookies necessários para o correto funcionamento do nosso site e cookies dos nossos parceiros para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Para mais informações acesse nosso Termo de Privacidade.. OK
go to top hlkCulturaEnUS