Newsletter 48 | Julho
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50 ANOS ITAÚSA:
TOQUE DA CAMPAINHA NA B3
Como parte das comemorações dos nossos 50 anos, tocamos a campainha da B3 para abertura do mercado, simbolizando a nossa história, solidez e compromisso com o desenvolvimento do Brasil e do seu mercado de capitais.
Nossos colaboradores, membros da nossa Diretoria e do nosso Conselho de Administração, além do Presidente da B3, Gilson Finkelsztain, participaram da cerimônia.
“Celebrar meio século de história na B3, principal símbolo de mercado de capitais brasileiro, carrega um significado especial. Afinal, nossa trajetória sempre esteve conectada ao desenvolvimento do mercado e à consolidação da cultura de investimento.”
Alfredo Setubal, CEO da Itaúsa
Mais do que um gesto, este momento reforça o nosso propósito: investir em ações que transformam o Brasil, conectando resultado e impacto, com ética, governança e visão de longo prazo. Com os nossos valores em ação, impulsionamos o presente e construímos o futuro.
Clique aqui para assistir na íntegra

APROVADA NOVA
DECLARAÇÃO DE JCP
O Conselho de Administração da Itaúsa aprovou a declaração de Juros sobre Capital Próprio no valor bruto de R$ 650 milhões. O JCP terá como base de cálculo a posição acionária de 20 de junho de 2025. Já o pagamento está previsto para acontecer até 29 de agosto de 2025.
Dúvidas?
Entre em contato com a nossa área de Relações com Investidores ri@itausa.com.br.

FINALIZAÇÃO DO PROCESSO
DE SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES
Em abril, realizamos o aumento de capital de R$ 1 bilhão por meio da emissão de novas ações. Os acionistas com posição acionária em 17/02/2025 receberam o direito de participar desse aumento de capital e receberam direitos de subscrição proporcionais às suas participações acionárias.
Esses direitos, quando integralizados à R$ 6,70, foram convertidos em ações da Itaúsa em 29/05/2025.

FALAR DE ITAÚSA
É FALAR DE PESSOAS!
Pelo 5º ano consecutivo, conquistamos a certificação Great Place To Work (GPTW), um reconhecimento das melhores empresas para trabalhar. A iniciativa é uma importante premiação do mercado corporativo e avalia as melhores práticas de gestão e de desenvolvimento de pessoas. Além de nós, empresas do nosso por ólio também foram reconhecidas: Itaú Unibanco, Aegea e Motiva.
ANTECIPAMOS O PAGAMENTO DE DEBÊNTURES
E REFORÇAMOS A DISCIPLINA FINANCEIRA
Dando continuidade à nossa estratégia de desalavancagem iniciada no fim de 2022, anunciamos o resgate antecipado da totalidade das debêntures da 2ª série da 4ª emissão no valor de R$ 1,25 bilhão.
O montante será quitado com recursos provenientes do aumento de capital, por meio de subscrição de ações, que teve como objetivo reforçar o nosso caixa e ampliar a nossa liquidez. Com o pré-pagamento, reduziremos o nosso custo médio de dívida de CDI + 1,54% para CDI + 1,37% ao ano, além de diminuir nossa dívida bruta em cerca de 30%.
A operação reforça o nosso perfil conservador e a nossa disciplina financeira, alinhados ao compromisso com a criação de valor sustentável para os acionistas.
A iniciativa faz parte da nossa gestão ativa de passivos e trará os seguintes benefícios:


INSTITUTO ITAÚSA E INSTITUTO
ARAPYAÚ LANÇAM RELATÓRIO
COM SOLUÇÕES PARA CRISES
O relatório “Soluções em Clima e Natureza do Brasil”, produzido pelo Instituto Itaúsa e pelo Instituto Arapyaú, apresenta casos reais de ações concretas e escaláveis para descarbonização da economia nos setores econômicos que estão entre os principais emissores do inventário nacional de gases de efeito estufa – agricultura e pecuária, florestas, energia e economia circular (na indústria e gestão de resíduos).
“Quando o mundo busca com urgência referências para enfrentar a crise climática, o Brasil pode demonstrar ser um grande provedor de soluções. Com este relatório buscamos contribuir para que o país exerça um papel de liderança promovendo cooperação e atraindo investimentos.” Marcelo Furtado, diretor executivo do Instituto Itaúsa.

ITAÚ UNIBANCO É A MARCA MAIS VALIOSA DO BRASIL
Pelo 9º ano consecutivo, o Itaú Unibanco foi reconhecido como a marca mais valiosa do Brasil pelo ranking da Brand Finance, que avalia as 100 marcas que mais se destacam em valor e percepção de mercado. Nesta edição de 2025, o setor bancário segue liderando como o mais representativo da lista, reforçando a relevância do Itaú Unibanco no mercado brasileiro.

MUDANÇA NO MODELO DE OPERAÇÃO DA HAVAIANAS NOS EUA
A Alpargatas celebrou contrato com a empresa Eastman Group, que se tornará a distribuidora exclusiva dos produtos da marca Havaianas nos Estados Unidos e no Canadá. Esses dois mercados são de relevância estratégica para a internacionalização da Alpargatas, considerando a importância do consumo da categoria nessa região e de sua importância para consolidar a marca Havaianas como referência global.
Esse é um passo estratégico importante e transforma o modelo de operação naqueles países de uma operação direta para um modelo de distribuição. Neste novo modelo, a Alpargatas seguirá focada no marketing e na construção da marca Havaianas, enquanto a Eastman assumirá as operações logísticas, comerciais e de back office.

PROCESSO COMPETITIVO DA CONCESSÃO DE AEROPORTOS DA MOTIVA
Parte do plano de negócio de focar em segmentos estratégicos, como rodovias federais e estaduais, a Motiva está em processo competitivo de seus ativos aeroportuários. A iniciativa está em andamento com a participação de diversos potenciais compradores interessados.
O processo competitivo está em fase de negociações não vinculantes. Nessa fase, o objetivo é entender o apetite dos compradores e filtrar os mais qualificados para avançar para a etapa de due diligence. No momento, as negociações são sem qualquer obrigação de exclusividade para a Motiva ou suas afiliadas.

COPA ENERGIA ADQUIRE PARTE DA GNLINK
Como parte de sua estratégia de diversificação, Copa Energia adquiriu 36% da GNLink, empresa de gás natural liquefeito (GNL) da família Lorentzen, por mais de R$ 100 milhões.
A operação, negociada ao longo de um ano, garantirá à Copa Energia um assento no conselho, sem alterar a gestão atual.
Com três plantas previstas e foco em regiões fora da malha de gasodutos, o investimento é estratégico e integra-se ao plano de capex de R$ 850 milhões da GNLink previstos para os próximos quatro anos e que devem duplicar o seu faturamento.

AEGEA REFORÇA COMPROMISSO COM DESENVOLVIMENTO DO PAÍS EM EVENTO NOS EUA
Durante a Brazilian Week 2025, evento de relevância para o Brasil no exterior, que aconteceu entre 12 e 15 de maio em Nova York, a Aegea, em parceria com a Equipav, realizou um encontro estratégico com 90 convidados que conectou autoridades, empresários e investidores, como a participação da Itaúsa, em torno do objetivo de fortalecer a presença brasileira no cenário global e impulsionar parcerias estratégicas.
O objetivo foi discutir a estratégia da companhia, além dos rumos da universalização do saneamento no Brasil, tema central para garantir dignidade, saúde e desenvolvimento nos territórios, além de ser um assunto estratégico para a Aegea.
ITAÚSA | 2025-06-30 | 2025-05-30 | |
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Quantidade de Ações (em milhões)* | 10.991 | 10.991 | 0,0% |
Preço de fechamento da ação ordinária (ITSA3) - R$** | 10,93 | 10,99 | -0,5% |
Preço de fechamento da ação preferencial (ITSA4) - R$** | 10,95 | 10,99 | -0,3% |
Valor de Mercado (em R$ milhões)*** | 120.354 | 121.673 | -1,1% |
Desconto de Holding**** | 24,5% | 24,5% | 0,0 p.p. |
Fechamento do Índice Ibovespa (em pontos) | 138.855 | 137.027 | 1,3% |
*Considera a soma das ações preferenciais e ordinárias e exclui as ações em tesouraria.
**Considera a cotação ajustada por proventos distribuídos.
***Considera a cotação da ação mais líquida (ITSA4) sem ajustes por proventos.
****O desconto de holding é resultado da diferença entre o valor de mercado da Itaúsa e o valor total dos seus ativos (NAV).