
Vem aí mais uma edição do Resultados em Foco – 1º semestre de 2025
No dia 12 de agosto, às 10h, vamos realizar mais uma edição do Resultados em Foco, nossa live de divulgação de resultados.
Mais um passo foi dado para tornar a Alpargatas uma plataforma global de marcas ícones no setor de calçados.
Mais um passo foi dado para tornar a Alpargatas uma plataforma global de marcas ícones no setor de calçados. A companhia divulgou o investimento de US$ 475 milhões (o equivalente a quase R$ 2,7 bilhões) na aquisição de 49,9% da Rothy´s, marca nativa digital de calçados sustentáveis sediada em São Francisco (EUA). Para financiar o negócio, o CEO da Alpargatas, Beto Funari, conta que será feita a emissão de ações, cujos detalhes ainda serão definidos. “Estamos considerando que é um aporte em uma companhia de alto crescimento e em moeda forte”, afirma.
O aporte financeiro na empresa norte-americana vai se dar em duas etapas. No primeiro momento, foram investidos US$ 200 milhões para expansão da operação. A próxima fase é a oferta de compra para acionistas não controladores da Rothy´s no valor de US$ 275 milhões. A Alpargatas terá quatro membros no conselho da empresa, que tem nove participantes ao todo, e participará dos comitês de finanças, estratégia e pessoas.
Aporte no Brasil
O anúncio se soma a outro feito recentemente relativo ao investimento de R$ 600 milhões, para 2022, destinado a ampliar as fábricas da Alpargatas, a otimizar a malha logística no Brasil e a novas tecnologias de produto e processo. Esse movimento é resultado da forte demanda por Havaianas e do seu potencial de crescimento, com expansão do portfólio da marca, tanto no Brasil quanto no exterior.
A expectativa é ter mais eficiência, reduzir custos e melhorar os níveis de serviço para os canais físicos, on-line e de atendimento aos clientes globais. Entre os fatores de crescimento do mercado, Funari destaca o sucesso do lançamento do tênis casual Havaianas e o aumento da penetração das sandálias.
Veja os destaques do investimento anunciado no Brasil:
– Expansão da capacidade produtiva em 5 milhões de pares por mês
– Aumento de 8% em produtividade
– Ampliação de 80 mil m² na área de produção
– Novas tecnologias de produtos, como sandálias de múltiplas solas, incluindo materiais recicláveis, solas de borracha multicoloridas e sneakers.