O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um cenário global desafiador devido à desinflação americana mais lenta, com consequências diretas no preço dos ativos e no ciclo de afrouxamento monetário brasileiro. Nacionalmente, houve incertezas no cenário após mudança da meta fiscal.
Para a Itaúsa, no entanto, a combinação de um portfólio composto por empresas líderes e com desempenho consistente, somado à influência nas decisões estratégicas das investidas e à sua estratégia de liability management, refletiu em resultados operacionais crescentes, com aumento de 38% no lucro líquido recorrente da holding, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Uma das novidades na holding foi a eleição do membro independente Raul Calfat para presidir o Conselho de Administração, substituindo Henri Penchas, que deixa o cargo após oito anos à frente desse órgão e mais de 50 anos de dedicação ao grupo. Assim, o Conselho de Administração passou a ser composto por oito membros, sendo quatro deles independentes (50%).
1. ROE (Return on Equity) anualizado.
2. Cálculo considera as cotações de fechamento das ações mais líquidas (para investidas listadas) e o valor do investimento ou valor justo (para as investidas não listadas) em 28.3.2024 e 31.3.2023 e não considera as ações em tesouraria.
3. Calculado com base na cotação de fechamento da ação preferencial em 28.3.2024.