Itaúsa
  • A itaúsa
    • Sobre nós
    • Pilares estratégicos
    • Nossa história
    • Pessoas e Cultura
    • Relato integrado
    • Itaúsa 50 anos
    Image without alt

    POR DENTRO
    DA ITAÚSA

    Vamos falar do que faz a Itaúsa ser a Itaúsa?
    Estamos com as portas abertas para conversar sobre os temas e valores que colocamos em ação.

    SAIBA MAIS
  • Portfólio
    • Itaúsa e o Brasil
    • Itaúsa investe no Brasil
    • Pilares estratégicos
    • Setores
    • Estrutura acionária
    • Influência nas investidas
    • Onde investimos
    • Itaú Unibanco
    • Dexco
    • Alpargatas
    • Motiva
    • Aegea
    • Copa Energia
    • NTS
    Image without alt

    Está no ar o novo episódio do Itaúsa Cast!

    Confira os destaques do 1T25.

    Assistir agora
  • sustentabilidade
    • Investindo com responsabilidade
    • Pilares de impacto
    • Índices e ratings
    • Instituto Itaúsa
    • Relatório de sustentabilidade
    Image without alt

    Conheça o impacto do Instituto Itaúsa ao longo de 2024 em seu primeiro Relatório de Atividades.

     

    SAIBA MAIS
  • Governança
    • Condução do negócio
    • Influência nas investidas
    • Estrutura de Governança
    • Ética e integridade
    • Gestão de riscos
    • Canal de Denúncias
  • Notícias
    • Publicações
    • Newsletters
    Image without alt

    A nova edição da Newsletter
    Itaúsa já está no ar.

    Tem o toque da campainha na B3, o relatório sobre clima e natureza lançado em parceria com o Instituto Arapyaú, resultados do trimestre, aumento de capital, JCP aprovado e selo GPTW pelo quinto ano seguido.
    Trazemos também atualizações do portfólio, como a aquisição da GNLink pela Copa Energia, mudanças estratégicas na operação da Havaianas nos Estados Unidos, além do reconhecimento GPTW pelo quinto ano consecutivo.
    Acesse e acompanhe os destaques que mostram como seguimos transformando valores em ação.

    Confira a edição
  • Relações com Investidores
  • Contato

PT

PT

CADASTRE-SE EM NOSSO MAILING

Receba por e-mail as últimas atualizações da Itaúsa, além da nossa newsletter.

INSCREVA-SE
Relações com Investidoresfale conosco
© Copyright 2025 Itaúsa | Website by FutureBrand
termo de privacidade direitos dos titulares de dados pessoaistermos e condições
Notícias

Com mais de 100 anos, Alpargatas destaca-se no cenário brasileiro pela solidez e consistência inovadora

Que a Itaúsa investe em marcas líderes em seus segmentos, as quais apresentam solidez de mercado, isso você já sabe e acompanha.

Share

Que a Itaúsa investe em marcas líderes em seus segmentos, as quais apresentam solidez de mercado, isso você já sabe e acompanha. Mas o que talvez você não saiba é como as empresas do nosso portfólio chegam a esse estágio. Ser uma empresa centenária, sinônimo de inovação e pioneirismo por décadas, é um dos fatores que as fazem se tornar um player reconhecido e referência em seu setor, como a Alpargatas.

Image without alt

Com 117 anos de atuação, a Alpargatas é uma das companhias brasileiras destacadas na matéria do jornal O Globo que fala sobre os segredos para uma empresa durar mais de 100 anos. De acordo com os executivos e especialistas de mercado entrevistados, o diferencial que faz com que essas empresas seculares se mantenham ainda gigantes no cotidiano brasileiro é a sua capacidade de se mostrar sempre à frente do seu tempo.

“Souberam superar crises, mapear riscos e traçar estratégias de crescimento aprendendo com o passado, mas sempre com foco nas oportunidades do presente e nas tendências do futuro”, destaca a matéria.

Criada em 1907 pelo imigrante de escocês Robert Fraser, o primeiro e principal produto da Alpargatas era o Roda, um calçado para trabalhadores da lavoura cafeeira. Com apenas seis anos de fundação e líderes muito visionários, a companhia ingressou logo na Bolsa de Valores de São Paulo, o que a torna a e empresa mais antiga ainda em operação listada na B3.

Ao enfrentar os primeiros desafios com a Primeira Guerra Mundial e a crise do café, que interrompeu a fabricação do Roda, de imediato, a empresa percebeu a oportunidade de começar a transformar e expandir seu portfólio. Na década de 40, a companhia trouxe o jeans para o País e, com sua autêntica pitada de inovação, lançou o Brim Coringa, tecido usado nos primeiros modelos de calças made in Brasil. Na sequência, em 1962, foi a vez de criar um símbolo nacional com as Havaianas. Apesar de serem inspiradas em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz, as Havaianas viraram sinônimo de brasilidade e elevaram a Alpargatas à posição de líder global em calçados abertos.

Image without alt

E o portfólio de marcas e produtos não para por aí. Com foco em sustentabilidade, inovação e tecnologia, importantes aspectos quando o assunto é foco no cliente das novas gerações, a Alpargatas tornou-se detentora de 49,3% da marca norte-americana Rothy’s, de calçados sustentáveis, e é dona da ioasys, empresa de inovação e tecnologia.

Com um consistente olhar pioneiro, foco estratégico e um bom relacionamento com fornecedores e clientes ao longo de décadas, a empresa, que hoje está presente em mais de 130 países e conta com cerca de 12 mil colaboradores atuando em todo o mundo, segue sendo uma das mais importantes na economia brasileira.

Conteúdo relacionado

Image without alt

Confira o Resultados em Foco 1S25

O Resultados em Foco Itaúsa é a nossa videoconferência ao vivo e interativa para apresentação dos nossos resultados.

Image without alt

Confira como foi o toque da campainha na B3

Itaúsa na B3

Image without alt

Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale lançam C.A.S.E., iniciativa para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global

Em ano de COP30 no Brasil, setor privado se une para dar visibilidade e acelerar iniciativas empresariais concretas, efetivas e com potencial de escala internacional