Relatório traça radiografia da Amazônia e aponta soluções
Edição especial COP 30 reúne informações essenciais para compreender a complexidade da região e orientar soluções, políticas públicas e investimentos
O Instituto Itaúsa chega à COP30 como agente colaborativo na consolidação do protagonismo brasileiro na agenda climática global e na mobilização do setor privado para transformar compromissos em resultados de impacto positivo para a economia, a natureza e as pessoas.
O Instituto Itaúsa chega à COP30 como um agente colaborativo na consolidação do protagonismo brasileiro na agenda climática global. Nossa atuação visa o engajamento do setor privado na concretização de soluções que convertam compromissos em resultados de impacto positivo para a economia, para a natureza e para as pessoas. Estaremos em debates focados na implementação de soluções climáticas de escala global, na integração entre conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e justiça social, na ampliação do acesso a mecanismos de financiamento climático, bem como no avanço da transição energética, bioeconomia e geração de empregos verdes. Conheça os espaços onde estaremos presentes durante a conferência.
A C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement) é uma iniciativa de grandes empresas brasileiras, como Itaúsa, Bradesco, Itaú Unibanco, Marcopolo, Natura, Nestlé e Vale, dedicada a impulsionar soluções climáticas e socioambientais inovadoras, com potencial de escala internacional. Seu objetivo é posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global, destacando o papel do setor privado na liderança de soluções ambientais. Durante a COP30, a C.A.S.E. apresentará essas iniciativas em um espaço coletivo, promovendo eventos e discussões para dar visibilidade às ações empresariais e fomentar a colaboração entre empresas, governo e sociedade civil em prol de uma economia mais sustentável e justa.
Durante a COP30, a Cas’Amazônia será um espaço de diálogo e conexões, no centro histórico de Belém, liderado pelo Instituto Arapyaú, Instituto Itaúsa e a rede Uma Concertação pela Amazônia. O local reunirá representantes de diferentes setores para debater soluções concretas e inovadoras para os desafios do clima e do desenvolvimento sustentável na Amazônia, promovendo justiça social, conservação ambiental e prosperidade econômica. Com programação restrita a convidados, haverá painéis, rodas de conversa e encontros estratégicos para fortalecer o papel do Brasil como articulador global de soluções climáticas e ampliar o legado nacional na agenda internacional.
A Sustainable Business COP (SB COP) é uma aliança global criada em 2024, durante a COP29 no Azerbaijão, liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa, apoiada pela Itaúsa, reúne empresas, instituições e parceiros estratégicos ao redor do mundo para impulsionar o protagonismo do setor privado na agenda climática internacional. Na COP30, em Belém, a SB COP contará com uma intensa programação no estande empresarial da CNI, incluindo painéis, diálogos, encontros bilaterais e eventos de networking, todos focados em temas como transição energética, bioeconomia, empregos e habilidades verdes, economia circular, sistemas alimentares, financiamento para a transição, soluções baseadas na natureza e cidades sustentáveis — promovendo inovação, disseminação de conhecimento, articulação política e a busca por uma economia de baixo carbono.
A Casa Sul Global é uma iniciativa da Alianza Socioambiental Fondos del Sur e da Rede Comuá, reunindo parcerias com organizações independentes da América Latina, África e Sudeste Asiático. Com apoio do Instituto Itaúsa, durante a COP30, a Casa promoverá debates, encontros e painéis para fortalecer o protagonismo das soluções locais, especialmente das comunidades do Sul Global, no debate sobre financiamento climático e justiça socioambiental, conectando diversos atores e produzindo conhecimento para inspirar mudanças.