Maior evento corporativo da holding, o Panorama Itaúsa tem o propósito de fortalecer a relação transparente, ética e próxima com os investidores e stakeholders. Mais do que compartilhar resultados e informações, o encontro busca reforçar a solidez e a confiabilidade da Itaúsa, características que acompanham a empresa ao longo dos seus quase 50 anos. Aliás, a consistência e força da holding foram os temas da edição 2024: solidez que impulsiona o futuro.
Na abertura do encontro, Alfredo Setubal, CEO da Itaúsa, destacou como a holding construiu, ao longo da história, um legado de prosperidade com base em seus valores, como a ética, confiança e visão de longo prazo. É com esses princípios que a Itaúsa avançará nas próximas décadas, gerando resultados positivos para os acionistas, para a sociedade e para o mercado financeiro.
“Em 1975, fomos criados como uma holding não financeira e, hoje, temos um portfólio com grandes marcas e de vários setores. O nosso legado é baseado em solidez, em governança e no respeito aos acionistas”, afirma Alfredo Setubal, CEO da Itaúsa.
Resumo dos principais assuntos
Governança
Raul Calfat, Presidente do Conselho de Administração da Itaúsa, falou sobre a evolução da governança nos últimos anos.
“Ética, excelência e governança sempre estiveram muito presentes nos negócios da Itaúsa. E isso se reflete nos valores da família e na competência dos membros independentes.” Raul Calfat
– Hoje, 50% do conselho é formado por membros independentes, como o próprio presidente.
– Todos os comitês são presididos, e alguns 100% formados, por membros independentes.
– Comitê de Auditoria e Riscos se tornou estatutário.
– Avaliação colegiada do Conselho de Administração resultou em um plano de ação colocado em prática para aplicação de melhorias.
Gestão do Portfólio – retorno e desconto
Priscila Grecco, CFO da Itaúsa, e Fred Pascowitch, Diretor de Novos Negócios, trouxeram uma retrospectiva do contexto de aquisições e os principais resultados.
– O ciclo de investimentos começou em 2017 com a alocação total de cerca de R$ 11 bilhões de reais até 2022.
– A estratégia de investimentos considerou a procura de empresas líderes dos seus setores, com forte capacidade de geração de caixa e boa rentabilidade.
– Foco na influência e gestão ativa do portfólio.
– As empresas não listadas apresentaram avanço significativo de suas atividades desde o investimento da Itaúsa.
– Em relação à NTS, em quatro anos houve o payback do investimento, prazo menor do que o previsto no business plan.
Não conseguiu acompanhar na íntegra ou gostaria de rever o Panorama Itaúsa? Assista à transmissão.