Relatório traça radiografia da Amazônia e aponta soluções
Edição especial COP 30 reúne informações essenciais para compreender a complexidade da região e orientar soluções, políticas públicas e investimentos
Relatório foi organizado e publicado por meio da parceria entre os Institutos Itaúsa e Arapyaú e, realizado junto a uma das maiores premiações ambientais do planeta, criada pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation.
Será lançado às vésperas da COP 30 a publicação ´Soluções Brasileiras para Desafios Globais: Indicados ao Earthshot Prize´, relatório organizado e publicado por meio da parceria entre os Institutos Itaúsa e Arapyaú e, realizado junto ao prêmio Earthshot Prize – uma das maiores premiações ambientais do planeta, criada em 2020 pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation.
A publicação apresenta uma curadoria com 26 projetos brasileiros que já foram finalistas em diferentes edições do prêmio.A cada edição o Earthshot Prize o prêmio identifica e acelera soluções inspiradoras em cinco áreas centrais: proteger e restaurar a natureza, limpar o ar, reviver os oceanos, construir um mundo sem desperdício e combater as mudanças climáticas. Além de recursos financeiros, os finalistas recebem assessoria, visibilidade internacional e apoio estratégico para escalar seus impactos.
As iniciativas reunidas na coletânea são um retrato da potência criativa e socioambiental do Brasil — com projetos que vão da restauração de biomas ao fortalecimento da bioeconomia amazônica, passando pela tecnologia, ecoturismo regenerativo e a mobilização comunitária. São soluções que combinam ciência, saberes tradicionais, justiça social e inovação tecnológica em prol da mitigação da crise climática.
“As pessoas por trás dessas soluções estão encarando alguns dos desafios ambientais mais complexos que nosso planeta enfrenta. Elas nos lembram que a engenhosidade e a liderança não conhecem fronteiras, e que ideias ousadas podem surgir de qualquer lugar e podem provocar mudanças em todos os lugares”, diz o Príncipe William no prefácio da publicação.
O Relatório Soluções em Clima e Natureza do Brasil foi lançado durante a London Climate Action Week e recebeu uma expansão durante a semana do clima de Nova York, consolidando-se como uma das principais referências sobre iniciativas brasileiras no enfrentamento à crise climática. Produzido pelo Instituto Arapyaú, Instituto Itaúsa e Página22, o documento reúne seis áreas centrais: Agricultura e Pecuária, Florestas, Energia, Mineração, Carbono e Economia Circular. Disponível em português e inglês, e elaborado com base em mais de cem entrevistas e pesquisas, o relatório apresenta um conjunto de soluções – maduras, em ascensão e promissoras – desenvolvidas no Brasil para impulsionar uma economia de baixo carbono e regenerativa.