Entre as iniciativas apresentadas durante o Panorama 2022, principal evento anual da holding junto aos seus stakeholders, está a criação do Instituto Itaúsa em 2023
São Paulo, 1º de Dezembro de 2022 – Dirigindo-se ao seu público de acionistas e investidores, a Itaúsa, maior holding brasileira de investimentos de capital aberto, realizou nesta quinta-feira (1º) o Panorama Itaúsa 2022, principal evento anual da companhia, e reforçou sua presença no cotidiano de milhões de brasileiros, além de apresentar ao público a sua jornada ESG (social, ambiental e governança, na sigla em inglês).
Com participação do CEO da Itaúsa, Alfredo Setubal, a holding apresentou dados referentes às empresas de seu portfólio, que hoje estão distribuídas em setores bastante promissores da economia: saneamento, infraestrutura, energia, varejo de moda e lifestyle, além do setor financeiro.
“Quando falamos da nossa presença no cotidiano dos brasileiros, é porque a Itaúsa impacta efetivamente o dia a dia do país sob vários aspectos. Estamos presentes em setores que movimentam 12% do PIB brasileiro e que fazem parte da vida de milhões de pessoas diariamente”, afirmou Alfredo Setubal.
Outro ponto importante do evento foi a apresentação da jornada ESG de Itaúsa. Em parceria com a consultoria McKinsey, a holding definiu três pilares de atuação. O primeiro considera os compromissos da Itaúsa com os temas ambiental e social, além da criação do Instituto Itaúsa. O segundo pilar refere-se à sua atuação por meio de influência nas empresas do portfólio, e o terceiro no aprimoramento contínuo e avanços na sua governança que inclui a criação de uma nova área de Inteligência de Sustentabilidade na holding.
A holding quer fomentar três pontos principais nas investidas: a busca pela redução das emissões de carbono; a evolução nos temas de diversidade e inclusão (não somente de gênero, mas também olhando com cuidado para os outros grupos de minorias); e o fortalecimento contínuo da governança, estimulando, inclusive, o estabelecimento de metas ESG para a alta liderança, a criação de comitês de sustentabilidade e a divulgação de relatórios de sustentabilidade e metas ESG baseadas em ciência.
“Queremos ser uma empresa que investe com responsabilidade, nos posicionando como agente de mudança para a construção de negócios que criem valor e tenham impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, destacou Setubal.
Outro destaque para 2023 é a criação do Instituto Itaúsa, um veículo próprio que receberá aportes anuais da holding para apoiar projetos e promover iniciativas socioambientais. “A inovação, aqui, será a chave. Vamos ainda avaliar qual é a melhor forma de estruturarmos este projeto, que deve começar já em 2023 e temos o objetivo de destinar até R$ 50 milhões por ano a essa causa”, destacou Setubal.
Dividendos
Um dos assuntos que gera maior interesse por parte dos acionistas em geral, os dividendos também foram abordados no Panorama Itaúsa 2022. Para Setubal, é possível afirmar que os investimentos hoje feitos pela holding devem se traduzir “no médio e longo prazo em maiores dividendos aos nossos acionistas e na valorização da ação de Itaúsa.”
Para o CEO, o “desconto da Itaúsa hoje está no patamar de 18%, ainda alto, mas acreditamos que, quando o mercado enxergar os resultados desses recentes investimentos, esse desconto deve reduzir”.
O evento também contou com um painel inédito com os líderes das investidas para a discussão da transformação do futuro do Brasil. Com o nome Transformando o Futuro Juntos, a Itaúsa promoveu um debate entre Alfredo Setubal; Milton Maluhy, CEO do Itaú Unibanco; Radamés Casseb, CEO da Aegea; e Waldo Perez, CEO interino da CCR, sobre o papel de cada investida na transformação do país e como as marcas líderes do portfólio da Itaúsa fazem parte da vida de milhões de brasileiros.
Hoje a Itaúsa tem uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira, com cerca de 930 mil acionistas (um em cada quatro investidores da B3 investe em Itaúsa) e está presente em 93% dos municípios brasileiros.
Para quem quiser assistir ao evento, ele está disponível na íntegra no canal do YouTube da Itaúsa.
Sobre a Itaúsa
A Itaúsa é a maior holding brasileira de investimentos com capital aberto, com 47 anos de trajetória, que detém participações em empresas líderes nos segmentos financeiro (Itaú Unibanco e XP), bens de consumo (Alpargatas), materiais de construção civil (Dexco), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia) e infraestrutura (NTS e CCR). A Companhia tem uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira, com cerca de 1 milhão de acionistas, e investe na criação de valor de longo prazo de forma sustentável com impacto positivo para a sociedade.
Informações à imprensa: FSB Comunicação – itausa@fsb.com.br