Itaúsa
  • A itaúsa
    • Sobre nós
    • Pilares estratégicos
    • Nossa história
    • Pessoas e Cultura
    • Relato integrado
    • Itaúsa 50 anos
    • Panorama Itaúsa
    Image without alt

    POR DENTRO
    DA ITAÚSA

    Vamos falar do que faz a Itaúsa ser a Itaúsa?
    Estamos com as portas abertas para conversar
    sobre os temas e valores que colocamos em ação.

    SAIBA MAIS
  • Portfólio
    • Itaúsa e o Brasil
    • Itaúsa investe no Brasil
    • Pilares estratégicos
    • Setores
    • Estrutura acionária
    • Influência nas investidas
    • Onde investimos
    • Itaú Unibanco
    • Dexco
    • Alpargatas
    • Motiva
    • Aegea
    • Copa Energia
    • NTS
    Image without alt

    Está no ar o novo episódio do Itaúsa Cast!

    Nossa head de Comunicação, Viviane Perinotto, conversou com Alfredo Setúbal, CEO e DRI da Itaúsa, para falar sobre os resultados do primeiro semestre de 2025.

    Um bate-papo transparente e informativo sobre desempenho, estratégia e perspectivas da companhia.

    Assistir agora
  • sustentabilidade
    • Investindo com responsabilidade
    • Pilares de impacto
    • Índices e ratings
    • Instituto Itaúsa
    • Relatório de sustentabilidade
    Image without alt

    Conheça o impacto do Instituto Itaúsa ao longo de 2024 em seu primeiro Relatório de Atividades.

     

    SAIBA MAIS
  • Governança
    • Condução do negócio
    • Influência nas investidas
    • Estrutura de Governança
    • Ética e integridade
    • Gestão de riscos
    • Canal de Denúncias
  • Notícias
    • Publicações
    • Newsletters
    Image without alt

    A edição de Setembro da
    Newsletter Itaúsa já está no ar.

    Já está disponível a edição de setembro da Newsletter Itaúsa, com os principais destaques e movimentos da companhia.

    Confira!
  • Relações com Investidores
  • Contato

PT

PT

CADASTRE-SE EM NOSSO MAILING

Receba por e-mail as últimas atualizações da Itaúsa, além da nossa newsletter.

INSCREVA-SE
Relações com Investidoresfale conosco
© Copyright 2025 Itaúsa | Website by FutureBrand
termo de privacidade direitos dos titulares de dados pessoaistermos e condições
Notícias

Painel: ESG como estratégia de negócios

Com a presença dos CEOs das investidas, Antonio Joaquim, da Dexco, Caio Turqueto, da Copa Energia, Miguel Setas, do Grupo CCR, Milton Maluhy, do Itaú Unibanco, e Radamés Andrade, da Aegea, o painel abordou os maiores desafios e oportunidades empresariais

Share

Com a presença dos CEOs das investidas, Antonio Joaquim, da Dexco, Caio Turqueto, da Copa Energia, Miguel Setas, do Grupo CCR, Milton Maluhy, do Itaú Unibanco, e Radamés Andrade, da Aegea, o painel abordou os maiores desafios e oportunidades empresariais na agenda ESG e como a estratégia de negócios de cada empresa do portfólio está associada à sustentabilidade. Uma das mensagens de destaque do bate-papo foi a importância de uma agenda colaborativa entre instituições e os setores público e privado para a transição necessária para um planeta mais sustentável.

Image without alt

Acompanhe alguns highlights compartilhados pelos participantes!

Antonio Joaquim, Dexco:

Image without alt

– Fabricamos produtos a partir de florestas plantadas. Para isso, preservamos áreas e certificamos nossas reservas.

– Somos a primeira empresa do Hemisfério Sul a obter as certificações FSC.

– Fomentamos startups, como a Brasil ao Cubo, para termos construções mais limpas no país, que gerem menos resíduos.

– Já somos uma empresa que captura mais carbono da natureza do que emite.

 

 

Caio Turqueto, Copa Energia:

Image without alt

– Estamos focando no potencial do GLP, que é um produto de transição para uma economia de baixo carbono.

– 100% da nossa frota leve trabalha toda em etanol.

– Estamos investindo muito em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos e utilizar novas fontes de energia, como o biometano.

– Atuamos para resolver a questão da pobreza energética no país, pensando em estratégias, novas fontes e embalagens de produtos para atender os clientes de baixa renda.

 

Miguel Setas, Grupo CCR:

Image without alt

– ESG é parte da nossa atuação em cinco dimensões: clima (com descarbonização e redução das emissões); natureza (preservando os biomas naturais); pessoas (a partir de práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão); parceiros (fomentando uma cadeia de suprimentos sustentável) e governança (por meio de práticas e padrões internacionais).

– 85% da população brasileira mora em áreas urbanas. Nossa atuação sustentável busca gerenciar a complexidade da mobilidade urbana enquanto impacta positivamente a sociedade.

– Queremos chegar a 2033 com uma redução de 60% nas emissões dos escopos 1 e 2.

 

Milton Maluhy, Itaú Unibanco:

Image without alt

– ESG é uma agenda integrada na nossa cultura e faz parte das decisões do negócio.

– Já somos uma empresa absolutamente neutra em emissões direta de carbono e, recentemente, nos comprometemos em reduzir o escopo 3, que são as emissões indiretas, ou seja, dos nossos clientes.

– O impacto das nossas iniciativas é medido. Aderimos à política Net Zero e nos comprometemos, até 2050, em zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa.

 

 

Radamés Andrade, Aegea:

Image without alt

– No Brasil, 100 milhões de pessoas não tem acesso a esgoto e 40 milhões à água tratada. Nosso esforço é para mudar essa realidade.

– Temos uma iniciativa de tarifa social para populações de baixa renda que, hoje, já beneficia mais de 2 milhões de pessoas nas mais de 500 cidades onde atuamos.

– Trabalhamos para investir e desenvolver programas para gerar água, reflorestar e proteger as cabeceiras das nascentes, para garantir que esse recurso não vai escassear.
O que você achou do Panorama Itaúsa?
Deixe aqui a sua opinião para tornarmos o evento cada vez melhor.

Conteúdo relacionado

Image without alt

Confira o Resultados em Foco 1S25

O Resultados em Foco Itaúsa é a nossa videoconferência ao vivo e interativa para apresentação dos nossos resultados.

Image without alt

Confira como foi o toque da campainha na B3

Itaúsa na B3

Image without alt

Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale lançam C.A.S.E., iniciativa para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global

Em ano de COP30 no Brasil, setor privado se une para dar visibilidade e acelerar iniciativas empresariais concretas, efetivas e com potencial de escala internacional