Itaúsa
  • A itaúsa
    • Sobre nós
    • Pilares estratégicos
    • Nossa história
    • Pessoas e Cultura
    • Relato integrado
    • Itaúsa 50 anos
    • Panorama Itaúsa
    Image without alt

    POR DENTRO
    DA ITAÚSA

    Vamos falar do que faz a Itaúsa ser a Itaúsa?
    Estamos com as portas abertas para conversar
    sobre os temas e valores que colocamos em ação.

    SAIBA MAIS
  • Portfólio
    • Itaúsa e o Brasil
    • Itaúsa investe no Brasil
    • Pilares estratégicos
    • Setores
    • Estrutura acionária
    • Influência nas investidas
    • Onde investimos
    • Itaú Unibanco
    • Dexco
    • Alpargatas
    • Motiva
    • Aegea
    • Copa Energia
    • NTS
    Image without alt

    Está no ar o último episódio do Itaúsa Cast de 2025!

    Nossa head de Comunicação, Viviane Perinotto, conversou com Alfredo Setubal, CEO e DRI da Itaúsa, para um diálogo aprofundado sobre o desempenho da companhia no terceiro trimestre de 2025.

    Uma conversa clara e objetiva sobre resultados e direcionamentos estratégicos para o próximo ano.

    Assistir agora
  • sustentabilidade
    • Investindo com responsabilidade
    • Pilares de impacto
    • Índices e ratings
    • Instituto Itaúsa
    • Relatório de sustentabilidade
    • COP30
    Image without alt

    Leia na nova 
    Newsletter do
    Instituto Itaúsa

    Acesse a newsletter do Instituto Itaúsa
    e acompanhe nossas iniciativas e publicações do Instituto.

    acessar
  • Governança
    • Condução do negócio
    • Influência nas investidas
    • Estrutura de Governança
    • Ética e integridade
    • Gestão de riscos
    • Canal de Denúncias
  • Notícias
    • Publicações
    • Newsletters @Itaúsa
    • Newsletter Instituto Itaúsa
    • Por dentro da Itaúsa na B3
    Image without alt

    Nova edição de Outubro
    da Newsletter Itaúsa.

    A edição de outubro da Newsletter Itaúsa traz uma cobertura especial do Panorama Itaúsa 2025, nosso principal encontro anual com o mercado e acionistas.
     

    Confira a publicação completa!
  • Relações com Investidores
  • Contato

PT

PT

CADASTRE-SE EM NOSSO MAILING

Receba por e-mail as últimas atualizações da Itaúsa, além da nossa newsletter.

INSCREVA-SE
Relações com Investidoresfale conosco
© Copyright 2025 Itaúsa | Website by FutureBrand
termo de privacidade direitos dos titulares de dados pessoaistermos e condições
Notícias

Veja como a agenda de parcerias contribui para a estratégia de crescimento do Itaú Unibanco

Convidamos o Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú Unibanco, Renato Lulia, para falar sobre a importância da agenda associativa para a estratégia de crescimento da instituição. Ele destacou como as transações de aquisição

Share

Convidamos o Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú Unibanco, Renato Lulia, para falar sobre a importância da agenda associativa para a estratégia de crescimento da instituição. Ele destacou como as transações de aquisição sempre fizeram parte da história do banco e o que se busca nas parcerias atuais, que vão desde empresas varejistas e de tecnologia até marketplace agrícola e startups.

Leia a seguir a entrevista ou clique abaixo para ouvi-la.

Image without alt

@Itaúsa – Para começar, gostaria que você explicasse o que é essa agenda associativa, anunciada recentemente na divulgação de resultados do primeiro trimestre, e o que representa para a estratégia de negócio do banco em seu momento atual?

Renato – Esse tema é muito importante para o Itaú Unibanco. A agenda associativa é parte de como o banco foi formado. O próprio Itaú Unibanco surgiu da fusão com o Unibanco em 2008. O que muda agora é o tipo de parcerias e de associações que a gente pretende fazer de agora em diante. Se no passado eram grandes transações, hoje buscamos talento, produto, tecnologia e canais de distribuição. A gente vê a nossa agenda sendo muito mais intensa, com intervalos muito mais curtos, e fazendo aquisições muito mais frequentes do que fazíamos no passado.

@Itaúsa – A gente pode dizer que essa agenda influencia o posicionamento de mercado do banco e ajuda a enfrentar a concorrência, Renato? Que oportunidades de atuação ela proporciona?

Renato – Certamente, Viviane. Enquanto nós temos uma capacidade grande interna de desenvolver talento e de criar tecnologia, estamos muito atentos ao que está sendo feito de melhor no mercado e buscando trazer esse melhor para dentro do banco, de modo a atender os nossos clientes com os melhores produtos e da maneira mais rápida possível.

@Itaúsa – Acho importante você trazer esse ponto porque a necessidade e a satisfação do cliente são muito faladas por vocês ao se referirem à centralidade no cliente. Esse também é um dos grandes objetivos por trás dessa agenda associativa? 

Renato – É o objetivo. Na linha da nova cultura que divulgamos recentemente, uma das coisas que a gente diz é que não sabemos tudo. É natural que nesse processo de aprendizagem a gente vá buscar o que tem de melhor fora do banco também. A gente fez joint ventures com varejistas, a gente criou o nosso CVC, que é o nosso Corporate Venture Capital Funds, e tem o Cubo, que é um dos maiores aceleradores de tecnologia da América Latina. Temos uma caixa de ferramentas completa para conseguir fazer essa agenda prosseguir do jeito mais rápido e mais conveniente possível.

@Itaúsa – O que podemos esperar para o próximo semestre em relação às perspectivas? Em que áreas ainda é preciso avançar dentro dessa agenda associativa?

Renato – Não tem uma área ou uma vertical específica. A gente tem conversas constantes por muitos lados. Nós anunciamos uma joint venture com a Totvs, com a qual estamos entusiasmados de fazer o descobrimento conjunto de como atender melhor esse segmento específico de middle market; fizemos a aquisição minoritária da Orbia, uma plataforma de agribusiness, que é uma das áreas em que mais estamos gastando tempo com banco de atacado; adquirimos a Ideal, que é uma corretora que traz uma oferta de produtos digitais e um talento inigualável nesse setor no Brasil. Estamos vivendo uma série de coisas em diversos negócios, em diversos segmentos do banco e aqui é fazer com que de fato as coisas se encaixem. Estou bem convencido de que nos próximos meses a gente vai ter coisas mais legais para dividir com vocês.

Conteúdo relacionado

Image without alt

Relatório traça radiografia da Amazônia e aponta soluções

Edição especial COP 30 reúne informações essenciais para compreender a complexidade da região e orientar soluções, políticas públicas e investimentos

Image without alt

Plataforma “Brasil em um Mundo +2°C” será apresentada na COP30

Ferramenta interativa traduz riscos climáticos e da natureza em inteligência estratégica para governos e empresas.

Image without alt

Publicação reúne soluções socioambientais brasileiras finalistas em edições do Earthshot Prize

Relatório foi organizado e publicado por meio da parceria entre os Institutos Itaúsa e Arapyaú e, realizado junto a uma das maiores premiações ambientais do planeta, criada pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation.