Pular para conteúdo
Buscar

Itaúsa compõe a 11ª carteira do Índice Carbono Eficiente da B3

Por mais de uma década, a holding faz parte desse indicador da Bolsa de Valores brasileira

A Itaúsa compõe, novamente, a 11ª carteira do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3), que vigora até 30 de abril de 2021. A nova carteira, divulgada ao mercado pela B3,?demonstra o comprometimento das empresas com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Logos

O Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) foi criado em 2010 e, desde o início, teve como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. 

A Itaúsa acredita que o desenvolvimento e a execução de ações perenes fortalecem o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil, diminuem o impacto no meio ambiente e garantem a gestão ampliada de riscos e oportunidades para os acionistas, colaboradores e sociedade. Para isso, adotou o modelo ESG que traz três fatores centrais (práticas ambientais, sociais e de governança) na mensuração da sustentabilidade e do impacto social dos seus investimentos, além de ajudar a gerenciar melhor a expectativa de desempenho financeiro futuro baseada em risco e retorno. 

Por todas essas boas práticas, a holding já é reconhecida pelos mais importantes índices de sustentabilidade no Brasil e no exterior como por exemplo, a carteira ISE da B3 e Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). 

Vale ressaltar ainda que, também fazem parte do ICO2 B3 as investidas, Itaú Unibanco e Duratex.  

Nova carteira

A nova carteira do ICO2 B3 reúne 62 ações de 58 companhias pertencentes a 22 setores. Juntas, as companhias somam R$ 3,3 trilhões em valor de mercado. O número de empresas é 132% maior em relação à carteira que vigorou em 2020, que tinha 26 ações, de 25 companhias.

O número de setores também aumentou, passando de 13 para 22. Os novos setores representados são: água e saneamento, bebidas, comércio e distribuição para a área de saúde, comércio e distribuição para o segmento de consumo não cíclico, previdência e seguros, químicos, serviços médicos – hospitalares, análises e diagnósticos, siderurgia/metalurgia e telecomunicações. 

Mudança da metodologia

De 2010 a 2019, eram convidadas para participar do processo, as companhias integrantes do IBrX 50. A partir de 2020, em um processo de revisão da metodologia, considerando tendências e movimentos mundiais na temática, a B3 passou a convidar as companhias do IBrX 100, para composição das carteiras a partir de 2021.  

Essa é a primeira carteira a contemplar empresas pertencentes ao IBrX 100 que apresentaram formalmente seus inventários de emissões de gases de efeito estufa à B3 neste ano. 

Sobre a Itaúsa

A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos de capital aberto com mais de 45 anos de trajetória. Com portfólio diversificado de empresas líderes em seus segmentos e presentes em mais de 50 países, a companhia tem cerca de 900 mil acionistas pessoas físicas, uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira.  

Ela investe em empresas relevantes da economia, com destaques em seus setores, tais como Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, Copagaz e NTS, atuando com seriedade, ética, disciplina e confiança em todas as ações, decisões de investimento e relacionamentos que cultiva. A Itaúsa tem como propósito a criação sustentável de valor para os acionistas e para toda a sociedade. 

Saiba mais em http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-carbono-eficiente-ico2-composicao-da-carteira.htm 

Mais informações à imprensa

Deal Comunicações: (11) 2121-7430

Dariela Assumpção – dariela@dealcomunicacoes.com.br

Clarissa Toscano – clarissa@dealcomunicacoes.com.br

Stefânia Akel – stefania@dealcomunicacoes.com.br

Destaque

Acompanhe-nos nas redes sociais

Últimas notícias

Veja mais notícias
go to top hlkCulturaEnUS