Pular para conteúdo
Buscar

Bonificação em ações: quais são as vantagens?

 

Essa foi uma das perguntas do público durante o último evento de divulgação de resultados da holding: quais são os benefícios da bonificação para o investidor? Dando continuidade à nossa série que contribui para ampliar a educação financeira no país, vamos responder a essa dúvida.

Primeiramente, é importante relembrar que bonificação é uma forma de remuneração oferecida pelas empresas de capital aberto aos seus investidores.

Toda companhia mantém parte de seus lucros em uma conta, chamada contabilmente de “reservas”, para situações emergenciais. Porém, quando deliberado, o valor acumulado nessa conta pode ser distribuído aos acionistas em forma de bonificação.
 

“Quando fazemos uma bonificação, estamos incorporando reservas ao capital da companhia. No ano passado, por exemplo, incorporamos R$ 12 bilhões de reservas acumuladas (provenientes de lucros anteriores) ao capital da companhia. No momento que fazemos isso, passamos para o acionista uma parte do valor dessas reservas”, explica Alfredo Setubal, Presidente e Diretor de Relações com Investidores da holding. 

Para o acionista, a grande vantagem é a geração de benefício fiscal na venda de suas ações, após a incorporação do custo das ações bonificadas ao custo médio das ações detidas pelo acionista, uma vez que a bonificação aumenta o custo de aquisição das ações, reduzindo a tributação na apuração de eventual ganho de capital na alienação dessas ações. A bonificação traz, além desse benefício, maior liquidez para a ação, uma vez que existirão mais ações disponíveis para negociação com preço mais acessível, por conta do ajuste na cotação.

go to top hlkCulturaEnUS